Relações Internacionais Contemporâneas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1ª Guerra Mundial

4 participantes

Ir para baixo

1ª Guerra Mundial Empty 1ª Guerra Mundial

Mensagem por Admin Qui Mar 25, 2021 9:42 pm

Em nossa primeira aula, vimos como a história da Primeira Guerra Mundial tem várias interpretações. Para você, quais foram os principais fatores que levaram as potências europeias e atores extra europeus a entrarem em guerra?

Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/03/2021

https://ricontemporaneas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Guerra Mundial Empty Re: 1ª Guerra Mundial

Mensagem por Admin Sex Mar 26, 2021 6:08 pm

Para complementar o debate sobre as causas da primeira guerra mundial, apresento a vocês algumas teorias das Relações Internacionais aplicadas ao caso em questão. Há, dentro da área de conhecimento das Relações Internacionais, um guarda-chuva teórico, amplamente denominado realista, que tem focado seus estudos em temáticas de segurança internacional. Dentro deste guarda-chuva existem várias posições teóricas, assim como outras abordagens das RIs também trabalham com a temática da segurança. De qualquer maneira, a discussão sobre a 1ª guerra mundial tem suscitado o debate entre autores realistas que entendem o contexto da época como um exemplo do "dilema de segurança" - que se refere ao ciclo no qual as medidas de segurança tomadas por um Estado aumentariam a percepção de ameaça por outros. Para a vertente defensiva dos realistas, não somente a exacerbação de erros de percepção e radicalismos domésticos foram causas da guerra, mas também os aspectos estruturais deste dilema de segurança causado pelo desequilíbrio de poder entre as potências teriam contribuído com o conflito armado. Já para a vertente ofensiva, o dilema teria sido exacerbado pela constante tentativa de expansão de poder das potências.
O que vocês acham destas interpretações?

Referências:

LOUREIRO, Felipe; DE SÁ GUIMARÃES, Feliciano. Multidisciplinariedade e Interdisciplinaridade na Graduação em RI: o ensino de História e Teoria das Relações Internacionais. Mural Internacional, v. 10, p. 37636, 2019.

Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/03/2021

https://ricontemporaneas.forumeiros.com

William James gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Guerra Mundial Empty Re: 1ª Guerra Mundial

Mensagem por William James Ter Mar 30, 2021 10:35 pm

Pelo que foi exposto na última aula, creio que prevaleça a teoria realista ofensiva. O objetivo expansionista motivado por questões como industrialização, busca de recursos naturais, domínio sobre mercados consumidores foi, no meu entendimento, o pontapé.

A morte do arquiduque em Sarajevo foi fruto, se não me engano, da insatisfação política de uma minoria que estava sob domínio. Entra aí também uma questão que estava crescendo na época e na região: o acirramento das lutas de classes com base nas ideias de Marx.

Além disso, fico com a "pulga atrás da orelha" quanto aos acordos secretos da Alemanha. Qual a necessidade desses acordos secretos? Creio que sejam indícios de segundas intenções. Isso se repetiu na segunda guerra.

William James

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Guerra Mundial Empty Re: 1ª Guerra Mundial

Mensagem por Júlia Pimenta Guimarães Sex Abr 02, 2021 5:10 pm

A unificação, rápida industrialização e investimento no setor naval da Alemanha ameaçou, principalmente, a Inglaterra que, à época, dominava o setor industrial. Creio isso que tenha sido um fator importante para a eclosão da primeira guerra. Além disso, o nacionalismo exagerado dos povos da região do Bálcãs que lutavam pela sua independência contra a Rússia, que era favorável ao pan-eslavismo que buscava unir todos os povos a um único país.
Minha opinião está mais de acordo com a vertente ofensiva, porque enxergo os antecedentes da primeira guerra como uma constante movimentação em busca de adquirir mais poder territorial e econômico, acima de qualquer objetivo secundário. O fim do Concerto Europeu, dado pela guerra da Criméia, ao me ver, comprova esta tese.

Júlia Pimenta Guimarães

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Guerra Mundial Empty Re: 1ª Guerra Mundial

Mensagem por edmar.santos Ter Abr 13, 2021 11:30 pm

Vou de resumo as observações feitas anteriormente são muito pertinentes vou apenas colaborar com estes fatores:

1)Disputas econômicas entre os países industrializados para conter os concorrentes.

2)Disputas por colônias na África e na Ásia

3)Conflitos internos visando estabelecer o nacionalismo com objetivos de agrupar o Estado os povos pertencentes ao mesmo país mas com costumes e culturas diferentes com viés econômico.

edmar.santos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Guerra Mundial Empty Re: 1ª Guerra Mundial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos